sexta-feira, 12 de abril de 2013

Revisão para a prova.


Atividades

Regência Nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa relação é intermediada por uma preposição.

1- Sublinhe os complementos nominais e escreva as preposições no final das orações.
a - Está alheio a tudo.
b- Está apto ao trabalho.
c- Gente ávida por dominar.
d- Contemporâneo da Revolução Francesa.
e- É coisa curiosa de ver.
f- Homem inepto para a matemática.
g- Era propenso ao magistério
h-"A taxa caiu dez pontos percentuais, mas o crédito continua caro."
i- Ela tem necessidade de roupa.
j- O cãozinho abandonado estava ávido de carinho
k- É bacharel em direito.
l- Tenho aversão à altura.
m- É preciso ter amor à vida.
n- Morro de amor por você.
o- Estou acostumado a correr todos os dias.
p- Não estou acostumado com o trânsito de São Paulo.
q- Fico feliz por você.
r- É frequente o descaso com o ensino público.

Regência verbal: Dá-se quando o termo regente é um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposição ou não. Aqui é fundamental o conhecimento da transitividade verbal.

2- Sublinhe os complementos verbais.
a - O garoto sempre agrada sua mãe. 
b – As novas propostas não agradaram aos eleitores.
c - Eu aspirei àquele inesquecível perfume.
d - Todos aspiram a um bom cargo dentro da empresa.
e – Todas as noites, a enfermeira assistia o enfermo.
f - Todos assistiram ao filme e ficaram encantados com o enredo.
g – Chamem os convidados para a abertura do evento.
h - Seu pai chamou-lhe de incompetente.
A classificação das vozes verbais:
Voz ativa: o sujeito é o agente da ação verbal.
Voz passiva: o sujeito é o paciente da ação verbal.
Voz reflexiva: o sujeito é o agente e paciente da ação verbal.
3- Identifique as vozes verbais nas frases abaixo e informe se o sujeito é agente, paciente ou agente e paciente.
a. O garoto feriu-se com o canivete.
b. O homem é corrompido pela sociedade.
c. Consertam-se aparelhos eletrônicos.
d. Felipe plantou uma rosa.
e. Os meninos admiravam a locomotiva.
f. João foi ferido por Paulo.
g. A moça admirava-se no espelho.
h. Não se vê viva alma na praça.
i. Os pais educam os filhos.
j. Os dois pretendentes insultaram-se.
k. O cachorro ficou esmagado pelas rodas do carro.
l. Eu machuquei o rapaz.
m. Todos comeram uma fatia do bolo.
n. Nunca se ouviram queixa dele.
o. A casa foi vendida pelo corretor.
p. Abraçaram-se com alegria e emoção.
q. Ele fez todo o trabalho em apenas um dia.
r. Os dois falaram-se rapidamente.
s. Cortaram o cabelo da criança.
t. Carla foi correr no parque.
u. O cabelo da criança foi cortado.
v. Praticam-se ações humanitárias.
w. O Detento havia sido libertado pelo juiz.
x. A apresentação agradou ao público.

Frase: Todo e qualquer enunciado que contenha em si um sentido, transmita uma mensagem.
Exemplo: Fogo! Silêncio!
*** O sentido é perfeitamente compreensível apesar de a frase ser composta por apenas uma palavra. É o mesmo caso do exemplo abaixo:
Oração: Enunciado que contém uma ação, um verbo mais precisamente.
Exemplo:
Corram depressa!
João está à sua espera.
Período Simples: Enunciado de sentido completo, que contém apenas uma ação verbal.
Exemplo:
O prédio está pegando fogo!
*** Apesar dos dois verbos, a ação verbal é uma só, e por isso é período simples.
Período Composto: Enunciado de sentido completo, que contém mais de uma ação verbal, ou seja, mais de uma oração.
Exemplo:
Corram depressa e saiam pela direita!
Corram, pois o prédio está pegando fogo!

4- Exercícios: Período simples e composto


Leia esta anedota:

— O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado. Pode me explicar isto?
— Eu não roubei senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...
(Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)

1 – Quantas frases há nesse texto?

2 – Na anedota, há dois períodos simples. Identifique-os.

3 - Observe o primeiro e o último períodos do texto.
a) O primeiro período é simples ou composto? Por quê?
b) Quantas orações compõem o último período do texto? Quais são elas?

3 – Leia este poema, de Manuel Bandeira:

Céu

A criança olha

Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.

Não sente a criança

Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.
(Estrela da vida inteira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970. p. 195.)

4 – Observe os períodos e as orações que compõem a 1ª estrofe.
a) Qual é o número de períodos?
b) Os períodos são simples ou compostos?
c) Quantas orações há no 2° período dessa estrofe?
d) As orações do 2° período são coordenadas ou subordinadas?

5 - Com relação à 2ª estrofe:

a)Qual é o número de orações existentes nessa estrofe?

                                         (Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)
5- Destaque o aposto referente às seguintes orações:

a – Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália
b-  Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
c – Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
d- São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
e – Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes.
6- Destaque o aposto referente às seguintes orações:

a – Tenha esperança, meu filho! Não desanime!
b – Tome cuidado, garoto! Poderás se machucar.
c – Ó Pai, obrigada por proteger-me.  
d – Amigo, posso pedir-lhe um favor? 
e -  Participem todos da comemoração, caros colegas!
7- Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido conotativo:

(A) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
(B) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
(C) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
(D) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
(E) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.

8- Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:

(A) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”
(B) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
(C) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
(D) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”

10- O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

(A) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
(B) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
(C) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
(D) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
(E) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

11- Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido conotativo:

(A) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
(B) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
(C) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
(D) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
(E) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

12- Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido conotativo:

(A) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”
(B) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)
(C) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”
(D) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”
(E) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

2 comentários:

  1. professora podemos entregrar as atividades 15:00 horas estamos reunidos (annielly,victoria,vanessa,luana e sarah) estamos fazendo ainda ,e quando terminarmos mandaremos no seu email.

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