quinta-feira, 4 de abril de 2013



Os trabalhos aqui apresentados foram realizados pelos alunos. Levando em consideração as demandas atuais em relação à formação do cidadão e as mudanças relacionadas ao ensino de língua materna, que valoriza uma docência que trabalhe com uma teoria contextualizada e que apresente os conteúdos de maneira prática (BRASIL,1998) sentimos a necessidade de apresentar aos alunos atividades que seguissem uma metodologia que estimulasse o aprendizado de forma crítica. Dessa maneira o presente trabalho é o relato de uma proposta de intervenção didática relacionada ao conteúdo de intertextualidade e paráfrase com o objetivo de desenvolver com os alunos uma atividade utilizando os conteúdos, não apenas, de forma contextualizada ou relacionada com o cotidiano, mas também de forma atrativa, facilitando a aprendizagem.



PARÁFRASE

A paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo ou até de maneira inusitada aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua. Baseando-se no poema "A Porta", de Vinicius de Moraes, os alunos desenvolveram os trabalhos abaixo: 

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa…)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!
assinaturaVinicius 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário